top of page
  • Refrigeração Manchester

Conheça a tecnologia UV para ar condicionado



Atualmente estamos vivenciando na sociedade contemporanea quadros graves de saúde ocasionados por vírus e bactériais. Mudanças de comportamento em relação ao modo de socialização e higiene foram necessários afim de freiar a dissiminação de virús e proteger a saúde. Estudos, testes e pesquisas estão sendo realizados em todo mundo afim de se conter, prevenir e curar a pessoas de virus agressores, como o COVID19, por exemplo.

Foi através destes estudos que foi descoberto que a luz ultra-violeta pode ser usada na descontaminação de um ambiente e atualmente é utilizada nas unidades hospitalares na Europa e China.


O que é a luz Ultra-violeta?


Ao olhar a luz do sol refletir em gotas de agua da chuva e formar o arco-iris é possivel ver um amplo espectro eletromagnético que formam ondas radioativas que se propagam pelo espaço. Estas ondas possuem comprimentos do maior para o menor, de a acordo com sua potencia e indice de radiação e são conhecidas como: ondas de rádio e TV, micro-ondas, infravermelho, ultravioleta, raios-X e raios gama.


A luz ultra-violeta é nociva ?


A radiação ultra-violeta é ionizante, por isso, tem potencial para causar efeitos danosos aos seres vivos. Agora, existe uma diferença entre perigo e risco, como também já foi discutido na Revista Questão de Ciência. A exposição à radiação UV é um perigo, mas o risco que a exposição oferece depende de vários fatores: a faixa energética de UV (A, B ou C), a intensidade da luz e o tempo que se permanece exposto. É com base no equacionamento desses parâmetros que sabemos que participar de uma festa com luz negra (que emite parte da sua energia na forma de UVA, invisível aos nossos olhos) não gera risco significativo. Da mesma forma, é necessário que sejamos expostos à luz ultravioleta do Sol, pois isso contribui com o processo de produção de vitamina D. Mas a exposição demasiada e sem proteção leva a um risco alto de ocorrência de queimaduras severas e aumento de incidência de câncer de pele.Quando a radiação UV interage com uma entidade biológica, seja uma bactéria, uma célula da nossa pele ou atéum vírus, por ser ionizante, ela tem condições de causar danos ao material genético. Dependendo dos fatores de exposição que comentamos, esse processo pode matar a célula, a bactéria ou desativar um vírus. A faixa mais eficiente para isso é também a mais energética, a UVC. Tanto é que essa região é conhecida por “ultravioleta germicida”. É curioso comentar que já sabemos disso há tempos, e essa região do espectro eletromagnético já vem sendo usada como método de higienização e descontaminação, tanto em laboratórios como auxílio na desinfecção de salas cirúrgicas, água, alimentos e cosméticos.


Nossa proposta:

Conheça a OXIDE AIR, onde acoplamos a lampada ultra-violeta ao sistema de ar condicionado. Entenda como funciona:

Essa é uma tecnologia válida, que existe e funciona, desde que bem desenhada, pois a eficácia depende da distância entre o emissor e a superfície a ser esterilizada e a potência do emissor. A exposição e a potência requerida vai depender do tipo de equipamento de AC ao qual será acoplada e a área a ser atendida. O uso desse tipo de equipamento deve ser feito com os equipamentos de proteção adequados. Vantagens: Descontaminação viral; Controle de Odores: O controle de odores indesejáveis que ocorrem em ambientes residenciais e comerciais pode ser feito com o sistema UV que age sobre a origem do odor, normalmente contaminações microbiológicas. A qualidade do ar é normalmente medida tanto pela presença de substâncias indesejáveis alergênicas como as alergênicas coadjuvantes. Estas alergênicas coadjuvantes como o particulado de óleo diesel queimado, formaldeído, vírus, odores, ácaros e pólem (causadores de alergias), mofos, bolores e excremento de baratas e pulgas. Condições de precária de limpeza do sistema de condicionamento de ar e dutos de circulação desenvolve contaminações microbiológicas e faz com que as pessoas apresentem náusea, fadiga crônica, renite, asma, etc., e se sentem melhor quando deixam o prédio. Uma desinfecção deste ar pelo OXIDE AIR pode aliviar os sintomas.

Peça já um orçamento e mantenha seu ambiente livre de mofos, mau cheiros, vírus e bactérias. Ligue 47 3451-2277 ou e-mail: engenharia@refrigeracaomanchester.com.br

654 visualizações0 comentário
bottom of page